Amor e adolescência | Citrus Vol. 1 – Review

Um romance que começa de forma um tanto diferente.

Opa!

Eu estava precisando ler algum mangá novo recentemente e por indicação do Bellan do Suco de Mangá, acabei dando uma chance para Citrus, publicado pela NewPop aqui no Brasil. Então, vou fazer uma review do primeiro volume publicado pela mesma e dar minhas impressões sobre.

Vamos lá?

Um romance entre… irmãs?

O enredo segue Yuzu, uma garota que acaba de ser transferida para um colégio só para garotas. Em seu primeiro dia acaba sendo repreendida pela Presidente do Conselho Estudantil – Mei – por não estar seguindo as normas e regras da escola. Entretanto, Yuzu não esperava encontrar a morena em sua casa, visto que agora era sua meia-irmã, por conta do último casamento de sua mãe.

Neste mesmo dia, Mei rouba o primeiro beijo de Yuzu, que começa a sentir e experienciar sensações estranhas, visto que foi seu primeiro contato com amor.

Bem, vamos começar!

Eu tinha um problema com Citrus por conta de sua adaptação em anime, que não me agradou tanto na época que eu assisti. Todo o conceito me parecia um tanto problemático e eu cheguei a assistir os primeiros dez minutos do primeiro episódio e dropei. Muito tempo se passou desde então, o suficiente para eu esquecer sobre o mangá, após a indicação, resolvi dar uma chance e acabou me prendendo na primeira virada de página. A Yuzu é um tanto carismática ao seu modo, além de tratar um pouco sobre lidar com um primeiro amor. Tanto Mei, quanto Yuzu – ao menos nessa primeira edição – demonstram não saber direito o que é amor. Afinal, Mei está se casando por status e seu noivo nem esconde que é por isso, não tendo realmente degustado do que é o amor e o afeto mais verdadeiro, exteriorizando e “descontando” essa frustração em Yuzu, que também não entende bem o que está sentindo pela meia-irmã.

Todavia, é inegável que Citrus é conhecido por seu fanservice um pouco exagerado, para não dizer apelativo. As poses são bem sugestivas e todas as cenas entre as duas tem uma tensão sexual quase palpável, o que pode incomodar muita gente que curte um Yuri não tão apelativo e pesado, como Yagate Kimi ni Naru, que eu já resenhei aqui no site.

Traço consistente e bem feitos

Mangá Yuri Citrus Vol. 1 (em Português) - R$ 48,90 em Mercado Livre

O traço de Citrus é muito bom, consistente entre os painéis, além de ficarem exageradamente detalhados dependendo da cena, dando uma imersão enorme, além disso, o design dos personagens deixa cada uma das garotas principais únicas, deixando de lado o “same face syndrome” que mangás deste gênero correm o risco de sofrer. O da protagonista, por exemplo, é extremamente único, visto que sua cor de cabelo é diferente em meio a uma escola rígida, além de ser uma gal e ter um visual extremamente “descolada”, mostrando visualmente como sua personalidade é mais rebelde, diferente do de Mei, que demonstra mais seriedade em seu semblante, mesmo nas cenas em que existe interação romântica, marcando bem como a personagem se comporta e sendo bem consistente.

Sobre a edição da NewPop: o primeiro volume é bem grossinho e tem boa parte dos primeiros capítulos, tendo uma boa tradução e localização, além de ser bem caprichado, com uma capa de qualidade, assim como a impressão.

Em um geral, o primeiro mangá de Citrus realmente te prende na história, tanto por seus traços extremamente bem feitos, quanto pelo carisma das personagens – principalmente da Yuzu – deixando-o rendido a história e como a trama vai escalando e se desenvolvendo, entretanto, não é tão recomendado para quem quer um Yuri mais levinho, já que Citrus é realmente bem apelativo e tem poses mais sensuais.

 

Espero que tenham gostado do artigo!

Uma vida longa e próspera,

Jack~

Deixe um comentário