O estilo musical que tomou conta da internet | Lo-fi hip hop music

Se você passa bastante tempo na internet, provavelmente já se deparou com essa garotinha aqui:

Resultado de imagem para lo-fi girl

Ela é a ilustração de uma live-stream de 24 horas, que desempenha o papel de um rádio, porém as músicas mais populares ou mainstreams são substituídas por músicas únicas, batidas que ajudam a relaxar a mente e, até mesmo, pode ajudar a sua produtividade. Muitos usam as batidas desta Live-stream para estudar, relaxar ou desenhar. Ao descobrir este estilo de música, entretanto, acaba sendo um caminho sem volta, já que as batidas além de serem relaxantes, também são bem viciantes.

Hoje iremos falar sobre esse gênero musical que tomou conta da internet, o Lo-fi Hip Hop!

Caso queira apreciar um pouco deste gênero musical enquanto lê o artigo, recomendo o meu compilado favorito:

As Origens do Lo-Fi

Por incrível que pareça, o estilo Lo-Fi não surgiu tão recentemente assim, na verdade, as origens dele datam do início dos anos 50. Nesta época, o Lo-Fi era um estilo musical DIY (Do it Yourself – faça você mesmo) onde os artistas amadores deste gênero usavam das falhas e imperfeições nas batidas para moldar algo totalmente novo. Mesmo que a qualidade da música fosse baixa para a época, a forma que as batidas eram feitas e harmonizadas geravam interesse em quem as ouvia, o que acabava popularizando o estilo. O próprio nome do estilo acaba expondo a sua “baixa qualidade”, afinal, Lo-fi é uma abreviação de Low Fidelity (baixa fidelidade).

Uma das primeiras músicas que podem ser caracterizadas como Lo-fi foi a “My song” de Johnny Ace, lançada em 1952 e conhecida como “um trabalho de quinze minutos”, já que Johnny não levou mais que quinze minutos para a produção da música. Mesmo com sua suposta baixa qualidade, ele alcançou posições relevantes no Billboard e tem um ritmo tranquilo e viciante.

Johnny Ace
Johnny Ace, o pioneiro do estilo Lo-Fi

Lo-fi nos dias atuais

Resultado de imagem para lo-fi

Diversas coisas mudaram no estilo nos dias de hoje, mesmo que sua essência seja a mesma. Em fato, um dos principais fatores que mudaram no Lo-fi foi a fusão deste estilo com o Aesthetic, fazendo uma combinação da música com o visual. Nota-se que a maioria dos vídeos de Lo-Fi hip hop tem alguma imagem de fundo que acaba complementando as batidas, por exemplo, a própria garotinha que estuda acaba ilustrando bem as músicas tocadas na rádio de Lo-Fi.

O Aesthetic é um movimento que por si só já inspirou diversos outros, como o Vaporwave que também terá sua vez aqui no blog, entretanto, quando se trata de Lo-Fi, ele é o que realmente ajuda a ditar os vídeos modernos do gênero.

O Lo-Fi não é utilizado só para relaxar e estudar, recentemente um tipo de vídeo no Youtube ajudou a popularização do gênero Lo-Fi. Os vídeos de comentário, iniciados pelo youtuber Leafy, consistem em vídeos com uma gameplay de fundo enquanto o Youtuber narra algo que aconteceu com ele, ou fala sobre algum assunto em específico, enquanto fazem isso, uma música Lo-Fi acaba ecoando no fundo e dando uma atmosféra para o vídeo. Aqui no Brasil existem Youtubers que fazem este estilo de vídeo, sendo o mais popular deles o Goularte.

Outra coisa que se tornou popular na música Lo-Fi, que também é comum no estilo Vaporwave, é a utilização de músicas e batidas que já existem, mas com o intuito de criar algo diferente e melódico em cima dela. O Nintendo Lo-Fi é um ótimo exemplo disso, já que pegam músicas e temas de personagens da Nintendo e fazem uma remixagem e novas batidas em cima, renovando e criando em cima de algo que já existe.

Mesmo que não tenha suas origens na internet, como o Vaporwave tem, o Lo-Fi vem crescendo e se consolidando com o passar dos tempos e vem trazendo bom impacto na vida das pessoas, até porque muita gente realmente consegue estudar e se concentrar melhor com as batidas da música.

 

Espero que tenham gostado do artigo!

Uma vida longa e próspera,

Jack~

Deixe um comentário