Cultura Pop, Games & RPG's

Jogos ruins que por algum motivo ficaram famosos

Quando achamos algo realmente ruim, em qualquer sentido possível, a tendência natural é afastar aquilo da gente. Afinal, não faz sentido insistir em comer algo que não te faz bem, ou que você não gosta, muito menos manter realções (sejam intimas ou não) com pessoas que te fazem muito mal. Não é normal, também, forçar-se a ler, assistir ou jogar coisas que não são de seu interesse ou gosto pessoal.

Entretanto, existem casos bem… peculiares, principalmente no mundo dos games, isto pode ser um pouco ruim para a indústria de jogos independentes no geral, mas já vamos chegar neste ponto.

Recentemente diversos jogos ruins têm feito uma fama descomunal entre as pessoas, por algum motivo, geralmente tais jogos vêm a tona por conta de memes.

Quer um ótimo exemplo disso? O famoso caso de Mineirinho Ultra Adventures.

Mineirinho é um jogo desenvolvido pelo Dennis (Blender Master) no ano de 2017, entretanto começou a ficar bem famoso no ano passado. O jogo é todo desenvolido em Blender, uma plataforma de animação e modelagem digital, que não costuma ser tão usada para desenvolvimento de jogos, já que não é muito prática para tal, entretanto, é possível fazer modelos 3D e usá-los em jogos de outras plataformas.

O ponto é que: Mineirinho é MUITO ruim, mas tomou proporções enormes. Diversas pessoas gravaram gameplay do jogo, o que acabou lentamente popularizando o jogo, como consequência, o mesmoa cabou alavancando em vendas. O criador, então, começou a lançar DIVERSOS jogos da “série” Mineirinho, todos com um valor que custa menos que 5 reais. Nenhum destes jogos é bom, ou apresenta qualquer melhoria ao ser comparado com seu antecessor.

Isso acaba fomentando um mercado que faz DIVERSOS jogos ruins de propósito, lucrando muito com isso. É notável que a má qualidade do jogo é puramente intencional, sem falar no quanto o desenvolvedor recicla os gráficos e comandos dos jogos anteriores, toda a otimização e funcionalidade das coisas (controles, menus e gameplay) são extremamente precárias também.

Jogos como os do desenvolvedor do Mineirinho são totalmente diferentes de jogos que são só… ruins. Você pode ver que Duke Nukem Forever, por exemplo, é um jogo extremamente ruim, tanto no seu enredo, quanto na gameplat chata e repetitiva, onde o único momento realmente legal é no começo do jogo. Entretanto, você consegue ver os motivos do jogo ser ruim, sem falar de que ele não é feito para ser ruim, o mesmo só teve uma má aplicação e um desenvolvimento conturbado.

O gráfico é bem inferior para os jogos de PS3 lançados na época.

Jogos que são ruins de propósito não deveriam ter visibilidade, eu sei que muitos dos criadores de conteúdo que gravaram sobre Mineirinho, não esperavam tanto que o jogo fosse virar um enorme viral, chegando a levar o criador do jogo para dar entrevista na Globo e o jogo ser uma atração especial de um dos maiores eventos de Speedrun do mundo. Quando você dá esse tipo de atenção para jogos como Mineirinho, acaba desmotivando pessoas que tentam manter-se no mercado de jogos Brasileiros, que já não é algo muito fácil, visto o quão fechado ele é.

Por isso, tentem sempre apoiar o verdadeiro mercado independente nacional, mesmo que seja engraçado ver os memes sobre Mineirinho, ele merece ser apenas isso. Um meme estranho, um jogo feito nas coxas de propósito para viralizar. Deem visibilidade para jogos como Dandara, um maravilhoso jogo que utiliza a nossa cultura brasileira.

Caso queira conferir o game, só clicar na imagem 🙂

Espero que tenham curtido o artigo!

Vida longa e próspera,

 

Jack~

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s