Os melhores campeões do Patch 9.9!

Olá pessoal, aqui quem fala é o Cracks, e eu trago dessa vez uma Tier List de lolzinho, com as escolhas que na minha opinião são muito impactantes no atual patch do jogo, não são necessariamente os campeões mais roubados de todos, mas campeões fortes e com presença de soloQ para te ajudar a subir de elo, alpem de que são bons campeões para se masterizar e aprender conceitos do jogo, lembrando que é apenas a minha opinião, tiers de campeões não são uma ciência exata (não sempre), então opiniões alternativas são sempre bem vindas. Vamos começar então?

Eu separei 12 campeões de cada rota em 4 tiers, sendo os primeiros, campeões muito fortes no meta e extremamente impactantes, nos tiers menores estão campeões que oferecem a mesma coisa que os outros mas com menos eficiência ou mais riscos

Tier S

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OBSERVAÇÕES:

Renekton: Renekton é um dos carries originais da toplane e neste patch ele continua com tudo, após os últimos buffs que ele recebeu sua laning phase está ainda mais opressora e com um sustain monstruoso, além disso a build de Lança de Shojin como primeiro item seguida de um Cutelo Negro faz com que ele tenha um power spike sensacional e não decaia tanto nos pontos mais tardios do jogo.

Karthus: Karthus possui uma capacidade muito alta de limpar os campos da JG, tornando ele um ótimo hypercarry, somado ao fato de causar dano magico (coisa da qual a jungle carece ultimamente) faz com que ele seja uma ótima adição para a champion pool de qualquer jogador da selva, tomando cuidado apenas com o primeiro clear, evitando perder seu bônus azul, após isso ele tem uma vida bem tranquila na jungle e escala muito para o jogo, agregado ao fato de que ele pode participar de lutas em qualquer lugar do mapa com sua ultimate.

Malzahar: Um pick clássico da mid lane, com uma capacidade de push de lane praticamente permanente, Malzahar é provavelmente a escolha mais segura do jogo quando se trata da mid lane, tendo pouquíssimos match ups difíceis (sendo os principais contra Talon e Zed) que podem ser contornados com um rush de Zhonyas e o uso de Barreira, ele é cappaz de dominar a rota do meio, colocando qualquer inimigo embaixo da torre, ficando assim livre para auxiliar seu jungler e após o nível 6 ele tem um gank fortíssimo, fora o fato de que ele força seus inimigos a comprarem a Bandana de Mércurio, atrasando suas builds em 1200 de ouro.

Sona: Sona tem aparecido recentemente em uma estrategia peculiar, junto ao Taric na bot lane, a estrategia consiste no uso da Cleptomancia e o Gume do Ladrão Arcano, para que a Sona consiga muito ouro sem precisar farmar, então o Taric, com o Escudo Relicário pega todo o ouro dos minions, após a conclusão da missão do item a Sona passa a farmar normalmente, fazendo com que ela tenha muito ouro e possa buildar full ap, depois disso eles se tornam um duo esplendido para as lutas de meio e fim de jogo, com um sustain praticamente infinito e capacidade de proteger um carry durante o jogo.

Galio: O Galio é um dos suportes mais fortes do jogo na questão de engage, seu potencial de controle de grupo é assustador e com sua ult ele pode auxiliar nas lutas em qualquer lugar do mapa, além de sua lane ser extremamente opressora, principalmente se combinado com Kalista, eles são capazes de oprimir qualquer outra rota convencional e a partir do nível 6 dessa dupla é praticamente impossível sobreviver a um engage.

Tier 1:

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OBSERVAÇÕES:
Sylas: Sylas conta com uma lane opressora, um potencial de duelo muito alto e traz para o jogo uma coisa que nenhum outro campeão tem, com sua capacidade de roubar ultimates inimigas, Sylas pode ser encaixado em diversas composições, com N funções diferentes, além de fazer com que seus inimigos fiquem receosos de pickar certos campeões contra ele (como por exemplo Karthus e Kalista), um bom exemplo de Sylas funcionando contra Kalista, pode ser visto no segundo jogo entre Flamengo e KaBuM pela primeira etapa do CBLOL 2019, onde ele usa a ult da Kalista inimiga para habilitar seu Yasuo, tendo o pacto feito no jungler(Sejuani).

Evelynn: Evelynn é uma campeã que possui um recurso muito valioso, a sua camuflagem semi permanente lhe oferece inúmeros benefícios em questão de mapa, nas mãos de um jogador melhor que seu adversário ela é capaz de tocar o terror na selva e deixar os laners paranoicos devido ao seu fator surpresa, além de ter um potencial de carry enorme e ser mais um jungler de poder de habilidade, excelente para preencher composições full AD.

Morgana: Morgana tem subido de prioridade desde a sua pequena atualização é recentemente as pessoas viram um maior potencial em sua utilização na rota do meio, com a runa Aumento Glacial e a itemização de Hextec GLP e Sombras Gêmeas ela ganha um potencial de luta e pick off muito grande além de ser ótima para realizar roamings devido à sua grande capacidade de puxar a rota e como se não fosse o bastante, ela ainda pode usar seu escudo negro para proteger algum carry ou iniciador do seu time.

Sivir: A Sivir é uma escolha clássica do jogo e desde sempre é conhecida pelo seu alto potencial de clearwave e dano no late game, ela se mostra ainda mais valoroza nesse meta pelo fato de ficar muito segura contra as diversas ameaças que existem atualmente além de ser muito forte contra a rota de Taric e Sona, pelo seu grande potencial de push de wave que os incapacita de abusar da Cleptomancia da Sona.

Nautilus: Nautilus recebeu uma série de buffs nos últimos patches, o que fez com que sua prioridade subisse um pouco na rota de suporte e em outras (que eu vou falar mais tarde), no caso do suporte particularmente, o buff na sua passiva e o dano base aumentado em seu Q foram cruciais para melhorar a rota dele, fazendo com que suas trocas sejam mais efetivas e que ele seja mais capaz de punir agressões em lane, além de que se combinado com certos atiradores ele tem um potencial de abate enorme.

Tier 2:

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OBSERVAÇÕES:
Irelia: Uma escolha recorrente dos últimos patches, Irelia se mantém como uma ótima opção para a top lane, caso você precise de um split pusher forte com um alto potencial de luta, além de não possuir tantos match ups desfavoráveis na rota e mesmo nos casos que ela precise enfrentar um de seus counters, apenas farmar e tentar jogar com o time é uma opção muito boa para a Irelia.

Vi: Após as últimas mudanças em seu kit Vi tem se mostrado uma escolha valiosa, referida a alguns como Jarvan IV piorado, ela apresenta o mesmo potencial de early game forte com um nível 6 muito bom para ganks e pick offs, além de possuir uma variedade de runas utilizáveis que podem se encaixar em mais de um estilo de jogo, sendo as mais comuns Chuva de Lâminas e Pós Choque, mas também é possível utilizar o Eletrocutar caso opte por um estilo mais assassino.

Talon: O Talon é um campeão conhecido da soloQ por causar diversos problemas e sempre estar acompanhado de estratégias pouco ortodoxas, sempre envolvendo push de waves  e muito roaming para causar o terror em todo o mapa e trazer snowball para todo o seu time, algumas pessoas apelam para o uso de Predador com o rush de Botas da mobilidade, outros usam a Tiamat para maximizar o push de wave, mas além desses métodos diferenciados ele sempre é capaz de causar um dano estrondosos em team fights e sempre será o terror dos ad carries.

Kai’sa: Kai’Sa tem sido uma das atiradoras mais fortes por um bom tempo, porém as últimas mudanças em itens tem afetado ela mais do que os outros e sua prioridade caiu um pouco, contudo ela ainda tem uma rota bem forte se combinada com suportes de muito controle de grupo e cresce absurdamente bem para o meio e fim de jogo, a sua build apesar de ainda muito flexível, tem tendido muito para o rush de Chuva de Canivetes seguido de um Lamina da Furia de Guinsoo e as Grevas do Berserker, para alcançar as evoluções de seu Q e E o mais rápido possível (lembrando de começar com a Lamina de Doran, para garantir a evolução do Q no nível 10).

Soraka: Soraka recebeu alguns ajustes significativos no ultimo patch e ganhou bastante poder na rota, com um sustain melhorado e sua cura aumentada ela pode ser um verdadeiro pesadelo para seus inimigos na rota, além é claro de impactar todo o mapa no nível 6, o que a torna um counter muito eficiente para o Karthus, além de seu silence ser muito forte contra a praticamente todos os campeões do jogo.

Tier 3:

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OBSERVAÇÕES:
Fiora: Fiora recebeu alguns pequenos buffs na última atualização que a deixaram num ponto bom do jogo, além de ser uma forte duelista na rota ela é praticamente a rainha do split push, tendo poucos campeões que são capazes de para-la no fim do game, na rota alguns campeões podem ser uma ameaça para ela mas suas opções de runas a ajudam a contornar certos problemas (as principais sendo, Conquistador, Aperto dos Mortos Vivos e Cleptomancia).

Kayn: Kayn sempre foi um campeão amado pela soloq mas com um fator especial, a sua forma Darkin sempre foi muito mais forte do que a forma Assassino da Sombras, no último patch, o assassino das sombras foi buffado em seu E, o que faz com que ele possa passar mais tempo dentro das paredes durante o jogo, o que é muito bom para fazer invades criativos, criar jogadas de pick off, colocar wards avançadas na jg inimiga, etc…  Com isso ele passa a ser uma escolha um pouco mais valiosa para jogadores que gostem do estilo assassino, principalmente nas ranqueadas onde não há tanta comunicação e o jogo é desorganizado, ele pode fazer uma boa bagunça no mapa.

Corki: Corki é um campeão com uma rota extremamente segura e com um potencial de scaling monstruoso, na rota ele pode ficar muito seguro contra inúmeros campeões e mesmo contra match ups difíceis ele pode se sair bem com certas itemizações (Hexdrinker por exemplo), no late game ele tem um potencial de dano gigantesco, apesar de sofrer contra certas composições pelo fato de não ter um alcance muito alto em sua principal fonte de dano que são os ataques básicos.

Miss Fortune: A MF tem ganhado uma certa prioridade, devido a uma build recentemente descoberta, que consiste no uso da runa Pressionar o Ataque e uma Espada do Rei Destruído, que lhe dá um early game muito bom, um potencial de trocas melhorado devido à velocidade de ataque extra e não interfere no seu escalonamento para o jogo, já que ela completa a build com letalidade como de costume, fazendo com que ela tenha uma lane melhor com menos match ups desfavoráveis e ainda possa contribuir para os famosos Wombo Combos.

Neeko: Neeko oferece um impacto imenso na rota devido às suas ferramentas de poke e engage, recentemente com a descoberta da build de Aumento Glacial ela oferece muito controle para as lutas, além de que o item Sombras Gemes sinergiza muito bem com a natureza de roaming do campeão, com a dose certa de criatividade você pode dar mil e uma utilidades para esse combo de disfarces e controle de grupo, surpreendendo seus inimigos, além disso ela é uma suporte que builda apenas itens de dano então, ela oferece uma ameaça ainda maior durante as lutas.

Trunfos: Essas são algumas escolhas bem alternativas que tem ganhado certa atenção ultimamente, seja de streamer, pro players ou mesmo comunidades de jogadores, como o reddit ou grupos de facebook, elas são ótimas caso queira surpreender seus adversários ou usar seu campeão favorito em uma rota diferente, mas sempre com cuidado e após testar uma ou duas vezes no normal game.

Nautilus AP Mid: Devido às ultimas atualizações em Nautilus, uma nova build(Full AP) foi descoberta e ele está sendo constantemente utilizado por profissionais na rota do meio, ele tem uma grande capacidade de push de wave, conseguindo prioridade sobre inúmeros match ups e com a build focado em dano, ele tem um potencial de burst muito alto que somado ao seu controle de grupo quase infinito torna a vida de qualquer campeão frágil um verdadeiro pesadelo. A runa utilizada é o Pós Choque e a  build consiste no rush do Hextec Protobelt, com itens situacionais de poder de habilidade.

Morgana JG: Recentemente o jungler da Pain Minerva, tem dado inicio à uma nova tendencia na soloq brasileira, a Morgana JG tem um clear muito eficiente devido à soma de seu W, passiva e o Talismã do Caçador, além de ter um gank fortissimo com a Ligação das Trevas e ser incrivelmente forte nas lutas devido à sua ultimate e escudo negro, mas deve tomar muito cuidado no inicio de jogo, pois em situações de invade ela poderá ter muitos problemas e comprometer seu jogo. A sua build é o padrão para magos da jungle, Lamina do Perseguidor+Ecos Rúnicos, seguido de Zhonyas e Morellonomicom e a runa utilizada é a Colheita Sombria.

Jhin (Eletrocutar): Uma tendencia recente descoberta por alguns membros da comunidade dos /r/jhinmains no reddit, envolve o uso da runa eletrocutar para garantir um burst maior em trocas na lane, além de tornar o Jhin uma ameaça constante com alto input de dano durante todo o jogo, outro ponto interessante dessa estratégia é o uso de 2 ou mais Gumes do infinito, devido à passiva do campeão de converter critico em dano, o Gume é um item perfeito para ele, após o segundo gume e o Canhão Fumegante ele se torna um verdadeiro monstro, a build ainda pode ser adaptada para 3 ou 4 Gumes do Infinito (tomando cuidado para não ultrapassar o limite de 100% de critico).

Soraka Mid: No atual patch a Soraka recebeu algumas mudanças que lhe concederam um sustain desleal na fase de rotas, isso fez com que muitos jogadores decidissem testá-la na mid lane e eles tem obtido sucesso, apesar de ser um campeão que não pode ser escolhido às cegas, nos match ups ideias ela é capaz de puxar as waves permanentemente de modo seguro, além de que uma build full ap faz com que sua cura seja ainda mais insuportável e seu dano seja respeitável.  As runas utilizada são as mesmas que a Soraka suporte, porem sua build se orienta no mesmo padrão que os outros magos da mid lane, Eco de Ludens e itens situacionais de poder de habilidade, podendo também incluir uma Redenção ou um Turibulo Ardente caso queira proteger um carry muito forte no seu time.

Essa foi a Tier List do patch 9.9 pessoal, obrigado por lerem até aqui, bebam água, comam frutas e respeitem seus pais, até a próxima, flws.

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